A Escola
Equipe
Mural de Mensagem
Notícias
Matrículas 2018
Fique por dentro
Calendário
Palavra do Educador
Agenda Diária
Links Úteis
Fale Conosco
 
 
Avaliação Equipe Docente Informativo/Circulares Calendário
Galeria de Fotos Conteúdo das Provas Simulado Horário de Aulas Calendário Provas
 

Avaliação

 

Avaliações

A avaliação no Colégio Dinâmico é instrumento para possibilitar um acompanhamento real do desempenho do aluno.

Objetivos:

  • Acompanhar o desempenho do aluno no decorrer do processo de aquisição do conhecimento, nas competências e habilidades adquiridas.
  • Possibilitar ao professor o momento da reflexão e análise da prática, adequando-a aos objetivos específicos de sua disciplina, organizando novas estratégias para atingi-los quando necessário.
  • Oportunizar ao Colégio organizar ações a partir de índices e resultados buscando fortalecer as ações positivas e restringir as negativas.
  • Preparar o aluno para enfrentar os desafios da sociedade atual, viabilizando as mais diversas formas de expressão do conhecimento.

Neste contexto, a avaliação acontecerá obedecendo o seguinte processo:

 
PROGRAMA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
 
  • Avaliação Diagnóstica. (Inicial)

Permite ao professor perceber o nível de conhecimento em que seu aluno se encontra, se possui ou não as premissas necessárias para o bom entendimento do próximo conteúdo, para organizar suas ações de acordo com a realidade da turma. Antecede a introdução de conteúdo.

  • Avaliação Formativa. (Intermediária)

Fase de acompanhamento no seu entendimento e envolvimento diário, o seu conhecimento gradativo, onde o professor pode detectar as dúvidas e dificuldades recentes. Momento de valorizar o desempenho do aluno no processo ensino-aprendizagem, através da aplicação do simulado.

  • Avaliação Somativa. (Final) Valor: 10,0 pontos

Tem finalidade de identificar o aproveitamento e rendimento cumulativo do aluno. Permite ao professor identificar o grau de absorção dos conteúdos trabalhados. Esta avaliação será mensal, intituladas P1 para o 1º mês do bimestre, P2 para o 2º mês do bimestre e AC para Avaliação Contínua.
A avaliação somativa será aplicada de acordo com o Calendário de Provas, sendo que para aplicação da P1 serão utilizados dois dias intercalados da semana. Já as P2 serão aplicadas em dias seguidos da semana.
                 Para o cálculo da média bimestral será usada a seguinte fórmula:

                        MB = P1 + P2 + AC
                                        3
MB = Média Bimestral
P1 = Prova 1
P2 = Prova 2
AC = Avaliação Contínua (trabalhos de pesquisa, testes diagnósticos, etc.)
 As atividades da Avaliação Contínua só serão acatadas pelos professores na data marcada pelo mesmo, registrada em agenda. Caso não seja entregue o aluno perderá a pontuação.
A aplicação de qualquer atividade perdida só será aplicada nos termos prescritos no item B - 2ª Chamada. Não existe 2ª Chamada para os simulados bimestrais.

  • Média Bimestral.

O aproveitamento bimestral do aluno será igual à média aritmética das notas obtidas no bimestre.
A avaliação é expressa em notas graduadas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), não havendo arredondamento de médias.

  • Estudos de Recuperação Paralela.

 Quando o aluno obtiver nota inferior a 6,0 (seis) nas provas intituladas P1 de cada Bimestre realizará atividades extras de reforço até a aplicação da próxima prova. Quando não alcançar a Média Bimestral (MB) 6,0 (seis) em qualquer das disciplinas, ser-lhe-á dada oportunidade de realizar outra avaliação intitulada Recuperação Paralela (RP) que acontecerá em todos os bimestres. Se a média da RP for maior que a da MB, as duas serão somadas e divididas por 2. Se a média da RP for menor que a da MB, prevalecerá a maior.

  • Estudos de Recuperação Especial.

 Acontecerá no mês de dezembro para os alunos que não alcançarem média anual seis. Terão que freqüentar as aulas e depois realizarão avaliações no valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Esta média RP será somada a média anual (MA) e dividida por 2, encontrando-se a média final (MF).

 
ATENÇÃO ESPECIAL
 

A – Educação Física

A disciplina de Educação Física será avaliada em termos de desempenho do aluno no decorrer do bimestre, não cabendo, portanto, instrumento específico da avaliação.

B – 2ª Chamada

I – Caso o aluno, por motivo justificado, venha a perder uma ou mais provas, fará 2ª chamada, nas datas especificadas no Calendário de Provas.
II – Convém lembrar que a lei n° 7.102 de 15/01/1979, ampara, para realização de provas de 2ª chamada, somente os casos de luto, de doença, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos.
III – A inscrição para 2ª chamada será feita mediante apresentação de justificativa, do requerimento específico na Secretaria do Colégio.
IV – O aluno fará prova de 2ª chamada se:

    • Apresentar ficha de inscrição;
    • Apresentar-se 10 (dez) minutos antes da prova;
    • Portar material necessário;
    • Apresentar-se devidamente uniformizado;

V – A ausência na 2ª chamada implicará na atribuição da nota ZERO na respectiva prova.

 
 
 
 
 
 
     
     
Rua Francisco de Sousa Lobo, nº 01 - Centro CEP. 75.200-000
Pires do Rio - Goiás - Telefone:(64) 3461-1994