A Escola
Equipe
Mural de Mensagem
Notícias
Matrículas 2018
Fique por dentro
Calendário
Palavra do Educador
Agenda Diária
Links Úteis
Fale Conosco
 
 
 
 
Em vez de criar filhos perfeitos, eduque crianças felizes 

Em vez de criar filhos perfeitos, eduque crianças felizes

http://www.muenchen.de/int/fr/sujets/education/ecole.html

 

Todos os pais desejam que seus filhos sejam felizes, querem que estejam prontos para assumir a vida, para superar as dificuldades do dia a dia com maior facilidade e assertividade possível, mas muitas vezes na tentativa de alcançar esse desejo eles submetem as crianças a muita pressão e tentam torná-las cada vez mais perfeitos, mais aptos, para serem os filhos ideais.

Quando seus filhos nasceram você conheceu os seres mais belos do mundo, você os observou e achou que era um sonho, simplesmente perfeitos. E realmente eles são: seus filhos são perfeitos mesmo. Você também sabe, mas também está ciente de que essas crianças tão doces e tão inteligentes precisam estar preparadas para sobreviver neste mundo tão feroz e competitivo, neste mundo tão moderno, onde parece que só os mais fortes sobrevivem.

A consciência da competitividade que existe nestes tempos enerva muitos pais e os convida a inscrever as crianças em várias atividades, e a questão não só se limita a isso, também se concentram em obrigá-los a serem os melhores em cada uma das atividades.

Para muitas mães a preparação adequada dos seus filhos implica que eles tenham excelentes notas, que saibam como executar um instrumento perfeitamente, que sejam maravilhosos nos esportes, que sejam limpos, educados, que se comportem bem, que comam tudo o que elas lhes oferecem, que façam suas lições de casa …que sejam bons filhos, e por que não, que sejam filhos perfeitos.

Você já sabe: A competição é dura, e às vezes se vê refletida entre os pais. Parece que alguns estão competindo para ver quem cria melhor seus filhos, e nesse tipo de batalha se consegue ver quem tem os melhores filhos, e quais são as crianças que estão mais preparadas para este mundo moderno.

O problema é que muitos pais se esquecem que as crianças devem ter tempo, para serem elas mesmas, para ser criança, isto quer dizer: brincar, se sujar, ficar na cama um pouco mais, falar com outras crianças no parque, para serem felizes e ponto.

A infelicidade dos filhos perfeitos

Você provavelmente já viu algum pai gritando a seu filho no jogo de futebol e dizendo-lhe como tem que chutar a bola. Se você presta um pouco mais de atenção e amplia sua visão, vai conseguir ver que perto dele também há outros pais que estão dizendo o que fazer a seus filhos. Isso também acontece com as mães, por exemplo, no balé.

Alguns pais se mimetizam tanto com as atividades dos seus filhos que parece que vivem através deles e se sentem frustrados quando seus filhos não fazem o que eles querem. É possível que nesse momento de tensão eles se esqueçam de que seus filhos estão tentando dar o melhor de si mesmos, e que, além disso, têm que lidar com a pressão que exercem seus pais. Os pais se esquecem de que em alguns casos os filhos já podem ficar nervosos só pela presença deles ali, e a essa situação devemos somar também a pressão que sentem para não decepcioná-los.

Nesse momento, é importante que os pais se lembrem de que os seus filhos são crianças e eles estão apenas aprendendo a brincar ou dançar e que o processo de aprendizagem deve ser divertido.

Demasiada exigência cria frustração nelas. Na verdade, a terapeuta e psicóloga Esther Esteban diz que exercer pressão sobre as crianças para que sejam “as melhores” as afeta negativamente. E é ainda pior fazer comparações com outras crianças que são melhores em alguma atividade.

As comparações são hostis e injustas, uma vez que cada um destaca em algo diferente. A comparação é uma repreensão sutil que envia às crianças a seguinte mensagem: “Você não é bom o suficiente”.

A terapeuta recomenda em um de seus artigos o seguinte: Se você acha que é um pai que exige muito de seus filhos, então deve entrar em contato com você mesmo e perguntar-se: Por que exijo tanto? “Por que os pressiono para que sejam o número um”? O que é que eu ganho com o sucesso do meu filho? Quais são as carências que estou tentando cobrir com o sucesso do meu filho?

 

Meus filhos não são filhos perfeitos, meus filhos são crianças felizes

A liberdade é um dos bens mais apreciados da humanidade. A história está cheia de lutas dedicadas a recuperar a liberdade, não seja você repressor da liberdade de seus filhos, deixe eles sejam quem são.

Guiá-los, claro, esse é seu trabalho como pai, mas também se lembre de que você deve deixar que seus filhos se tornem protagonistas de suas vidas, é vital que sejam eles os que decidam que hobbies ou esportes querem praticar e quanto tempo querem dedicar a eles.

Se não há liberdade, então não é um hobby para eles, mas é sim um sonho que os pais querem materializar através das crianças. É preciso que você tenha claro isso, e também tenha em mente que você já foi uma criança e agora é a vez dos seus filhos. Não os pressione e os deixe serem felizes.

É importante saber que a felicidade não tem nada a ver com fatores externos, mas sim com o grau de satisfação que você tem consigo mesmo. Nunca se esqueça de que a felicidade não é alcançada acumulando grandes somas de dinheiro, você já sabe que existem milhares de bilionários infelizes, não se esqueça de que a felicidade não depende do cargo que tem, porque você verá que há mais de um gerente ou dono de empresa infeliz.

Tenha em mente que a felicidade tem a ver com amor, com as experiências que você tem ao lado de seus entes queridos, com experiências felizes, com os gestos de amor que recebe, mas especialmente com atos de amor que professa.

 

Retirado de: https://soumamae.com.br/vez-criar-filhos-perfeitos-eduque-criancas-felizes/

Acesso em 27/03/2018

 

27/03/2018  
 

O poder da comunicação entre pais e filhos
14/08/2018
A adolescência está mais complexa
23/05/2018
Por que aplicar castigos físicos em crianças é um erro?
08/05/2018
Como ser amigo de seu filho
24/04/2018
Leia para seu filho
05/04/2018
5 ideias para manter as crianças longe das telas
04/04/2018
Em vez de criar filhos perfeitos, eduque crianças felizes
27/03/2018
Como motivar seus filhos a fazerem a lição de casa
13/03/2018
A importância da parceria família e escola
07/03/2018
Meu filho quer um celular. E agora?
28/02/2018
 
 
 
 
Agosto 2018
 
25/08/2018
Dia do Soldado
20/08/2018
a 24/08 - Folclore
11/08/2018
Dia do Estudante
06/08/2018
a 10/08 - Dia dos PAIS
 
 
 
 
     
     
Rua Francisco de Sousa Lobo, nº 01 - Centro CEP. 75.200-000
Pires do Rio - Goiás - Telefone:(64) 3461-1994