A Escola
Equipe
Mural de Mensagem
Notícias
Matrículas 2018
Fique por dentro
Calendário
Palavra do Educador
Agenda Diária
Links Úteis
Fale Conosco
 
 
 
 
Como ser amigo de seu filho 

Nenhuma amizade pode ser tão valiosa quanto à de pais e filhos. Aproxime-se de seu filho, e conquiste uma amizade eterna.

 

                                                                                    Internet

 

É cada vez mais crescente o número de estudos sobre a importância da boa relação entre pais e filhos, e também sobre resultados negativos observados em crianças, cujos pais estabeleceram um distanciamento afetivo delas. Um dos mais evidentes é o mau desempenho escolar.

Problemas afetivos ultrapassam gerações

Embora as circunstâncias sejam distintas para gerações passadas e atuais, problemas afetivos sempre existiram. Antigamente, muitos pais davam pouco carinho aos filhos porque entendiam que tais demonstrações de amor eram bobagem. Eles precisavam aprender a trabalhar e a enfrentar o mundo perverso que os esperava.

Hoje, outros fatores são responsáveis por esse afastamento como, por exemplo: por parte dos pais, excesso de trabalho, e por parte dos filhos, demasiado acesso à tecnologia e a atrações midiáticas, que “substituem” as atribuições paternas. Esses pais não percebem que nada pode ser mais importante do que a amizade entre eles e seus filhos. E por isso, jamais imaginam o mal que estão causando quando deixam educação e afeto, que deveriam dar aos filhos, a encargo de outras pessoas.

Da infância à adolescência

A amizade entre pais e filhos deve começar ainda na infância. Há pais que se preocupam com esse vínculo quando os filhos ainda estão na barriga da mãe, e, ao longo do seu crescimento, só fortalecem essa amizade. E quando o filho chega à adolescência, a despeito dos problemas naturais que existem nessa fase, ele ainda tem confiança nos pais.

Como fazer seu filho considerá-lo um amigo?

Muitas pessoas pensam em atitudes extraordinárias para conquistar a amizade dos filhos. Mas a verdade é que as formas mais eficientes são as simples e singelas.

Ajude seu filho nas tarefas da escola

Além de ajudá-lo a desenvolver as habilidades e ter um bom desempenho escolar, você estará passando um tempo precioso com ele, e poderá identificar dificuldades pelas quais esteja passando;

Desenvolva algum talento com ele

Quando começar a desenvolver habilidades mais avançadas, seu filho certamente terá o desejo de fazer cursos extracurriculares, como aprender dança, ou a tocar um instrumento musical. Seria extremamente estimulante se você aprendesse com ele. Não necessariamente participando do curso, mas pedindo que ele lhe ensine algumas coisas.

Assista a programas que ele gosta

Você vai estar de olho no que seu filho anda assistindo e poderá ensiná-lo a filtrar o que é bom e ruim na mídia.

Não cobre tanto, nem passe a mão na cabeça

Mesmo quando seu filho pisar feio na bola, procure explicar o que está errado com serenidade. Quanto mais cobrança, mais ele sentirá que não pode confiar em você. E jamais diga “amém” para seus erros. Amigos de verdade sabem ouvir, mas também são honestos quando precisam.

O grande segredo da amizade está na proximidade. Quando mais aberto você estiver para seu filho, mais ele será seu amigo. Embora não seja prudente sufocá-lo, a tendência é que você cultive uma amizade eterna se participar plenamente de seu crescimento e de suas decisões.

 

 

 Retirado do site: https://familia.com.br/5063/como-ser-amigo-de-seu-filho Acesso em: 24/04/2018

 

24/04/2018  
 

A adolescência está mais complexa
23/05/2018
Por que aplicar castigos físicos em crianças é um erro?
08/05/2018
Como ser amigo de seu filho
24/04/2018
Leia para seu filho
05/04/2018
5 ideias para manter as crianças longe das telas
04/04/2018
Em vez de criar filhos perfeitos, eduque crianças felizes
27/03/2018
Como motivar seus filhos a fazerem a lição de casa
13/03/2018
A importância da parceria família e escola
07/03/2018
Meu filho quer um celular. E agora?
28/02/2018
Como montar uma lancheira saudável (e possível!)
28/02/2018
 
 
 
 
Agosto 2018
 
25/08/2018
Dia do Soldado
20/08/2018
a 24/08 - Folclore
11/08/2018
Dia do Estudante
06/08/2018
a 10/08 - Dia dos PAIS
 
 
 
 
     
     
Rua Francisco de Sousa Lobo, nº 01 - Centro CEP. 75.200-000
Pires do Rio - Goiás - Telefone:(64) 3461-1994