A Escola
Equipe
Mural de Mensagem
Notícias
Matrículas 2019
Fique por dentro
Calendário
Palavra do Educador
Agenda Diária
Links Úteis
Fale Conosco
 
 
 
 
Você acompanha a vida escolar do seu filho? 

Você acompanha a vida escolar do seu filho? O desempenho dele depende disso!

 

Para ajudar os pais que buscam inserir em suas agitadas rotinas o acompanhamento da vida escolar dos filhos, listamos algumas dicas que melhoram a relação ensino-aprendizagem e também o desempenho na escola. Confira!

 

Converse com seu filho sobre a vida escolar

Criar o hábito de conversar com seu filho sobre o dia a dia na escola, perguntando o que ele aprendeu, o que achou mais interessante na aula, se há trabalhos ou lições de casa para fazer ou mesmo deixar um espaço aberto para que ele compartilhe os momentos escolares que achou mais importante naquele dia, ajuda a aproximar os pais da vida escolar de seus filhos de uma forma agradável.

Criar um vínculo de comunicação mostra ao filho que os pais estão interessados na sua vida escolar e valorizam o seu empenho. A participação dos pais deve ser para estimular o aluno a se dedicar para alcançar novos aprendizados e superar as dificuldades, e não para gerar cobranças excessivas que atrapalham o desempenho da criança.

 

Esteja presente durante a realização das lições de casa

A pergunta: “Já fez a lição de casa?” faz parte do vocabulário de boa parte dos pais. Mas, só perguntar se a criança fez ou não a tarefa não quer dizer que os pais estão acompanhando esse importante momento da vida escolar de seus filhos. A lição de casa é uma excelente oportunidade para os pais conhecerem o que a criança está estudando, o que ela já internalizou e quais as suas principais dificuldades.

Mas, para que esse acompanhamento seja significativo, os pais devem ajudar os alunos a pensarem de forma autônoma. Os adultos não devem, de forma alguma, solucionar a tarefa para a criança. Em casos de dúvidas que impeçam o aluno de realizar a lição de casa, os pais precisam procurar pelos educadores da escola para conversarem sobre essas dificuldades que são comuns no processo de ensino-aprendizagem. Fazer a lição ou dar a resposta pronta para o seu filho só irá atrapalhar o aprendizado da criança.

Mostre ao seu filho a magia da leitura

O hábito de ler é muito importante para a formação integral do aluno, tendo um papel essencial no processo de alfabetização, no aprendizado em todas as áreas e também na formação do repertório cultura e social da criança.

Por isso, os pais devem, em parceria com a escola, estimular a leitura desde os primeiros anos de vida da criança. Na infância e posteriormente na adolescência, os filhos têm na figura dos pais um exemplo a seguir, então, para incentivar o hábito da leitura nada melhor do que os próprios pais serem leitores.

Não importa se os pais leem jornais, revistas ou sites da internet, o importante é mostrar ao filho que a leitura tem o poder de nos levar a novos universos repletos de descobertas e aprendizados. Além disso, ter livros adequados à faixa etária em casa e realizar passeios em bibliotecas também são ótimas maneiras para os pais incentivarem o gosto dos alunos pelos livros.

Mantenha-se ativo na comunidade escolar

Apesar da rotina agitada que os pais levam nos dias de hoje, é interessante destinar um tempo para comparecer nas reuniões e nos eventos escolares de seu filho. É importante também manter um diálogo com os educadores do colégio e com os pais que integram a comunidade escolar.

O acompanhamento da vida escolar dos filhos é realmente muito importante para que a criança conquiste um bom desempenho. Se você tem o hábito de participar da rotina escolar do seu filho, conte para nós nos comentários como concilia a rotina com o acompanhamento educacional.

 

Leia a reportagem completa em:

http://www.cbvweb.com.br/blog/vida-escolar/

Acesso em: 19/02/2019.

 

 

 

 

 

19/02/2019  
 

Você acompanha a vida escolar do seu filho?
19/02/2019
O poder da comunicação entre pais e filhos
14/08/2018
A adolescência está mais complexa
23/05/2018
Por que aplicar castigos físicos em crianças é um erro?
08/05/2018
Como ser amigo de seu filho
24/04/2018
Leia para seu filho
05/04/2018
5 ideias para manter as crianças longe das telas
04/04/2018
Em vez de criar filhos perfeitos, eduque crianças felizes
27/03/2018
Como motivar seus filhos a fazerem a lição de casa
13/03/2018
A importância da parceria família e escola
07/03/2018
 
 
 
 
Novembro 2019
 
20/11/2019
Consciência Negra
19/11/2019
Dia da Bandeira
15/11/2019
Proclamação da República
12/11/2019
Dia do Diretor da Escola
05/11/2019
a 08/11 - Aniversário da Cidade
 
 
 
 
     
     
Rua Francisco de Sousa Lobo, nº 01 - Centro CEP. 75.200-000
Pires do Rio - Goiás - Telefone:(64) 3461-1994